ALVORECER NA ESTRADA

ALVORECER NA ESTRADA
Inoã - Maricá - RJ

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Estrada de Ipiíba - São Gonçalo, RJ

  • Esta ponte por onde passava o trem ainda pode ser vista ao longo desta estrada.
  • Desativada há muitos anos esse é um dos poucos resquícios que lembra esta via férrea que fazia o trajeto Barreto em Niterói passando pelos bairros de Vila Lage, Barro Vermelho, Santa Catarina, Alcântara, Santa Izabel em São Gonçalo (entre outros) e seguia até o Município de Maricá.
  • Ao longo de todo esse trajeto mencionado, hoje nota-se pequenas casas construidas. 
  • A antiga companhia que administrava esta via férrea a RFFSA já não existe. Basta ao governo federal a responsabilidade de: 1) reconstruir a história de via que serviu para a distribuição da produção agrícola entre esses minicípios; 2) dar uma solução quanto a estas agora moradias.

2 comentários:

  1. voltando para Rio do Ouro ao lado direito tem uma igreja evangelica que antigamente era uma estação desta linha ferroviaria.
    Vale apena tirar a foto dela e postar.

    ResponderExcluir
  2. O nome dessa ponte é Ponte dos caranguejos.
    A uns 600 metros entrando a direita vamos encontrar a mina abandonada dos caranguejos, quando na época nessa área era explorado a extração do fedes pato e a malacacheta ou mica. local interessante para se conhecer e fazer fotos.
    Interessados em conhecer, fazer contato,21/ 26170219 Seu jorge, agente ambiental, mateiro e guia de montanhismo, gratis para os participantes do site.

    ResponderExcluir