ALVORECER NA ESTRADA

ALVORECER NA ESTRADA
Inoã - Maricá - RJ

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Antiga estação de trem em Itaboraí - RJ

 Antiga estação de trem em Itaboraí - RJ agora usada com residência.

  • A estação era muito útil, assim como todo o meio de transporte feito sobre os trilhos.
  • Por alí passaram desde passageiros até cargas como cimento.
  • Hoje jaz uma estação que ao menos deveria passar  à memória do município, no entanto está degrada e sem perspectiva de que algúm órgão governamental sensivel o acolha para os devidos registros históricos.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Em 23 de abril de 1860, com a inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Niterói-Cantagalo,  Itaboraí consolidava a sua importância econômica, pois recebia toda a produção de gêneros do Norte Fluminense pela ferrovia e a enviava em embarcações pelo rio Aldeia até o rio Macacu e deste para a Baía de Guanabara para ser comercializada. Contudo a Vila de S. Antônio de Sá, entrava em decadência, pois perdia a sua condição de entre posto comercial.
Em 5 julho de 1874, é inaugurada a Estrada Ferro Carril Niteroiense, partindo de Maruí (Niterói) até Porto das Caixas, ligando Nova Friburgo e Cantagalo, diretamente ao porto da Capital da Província, substituindo o transporte fluvial realizado através de Porto das Caixas, o que levou ao seu declínio e por conseqüência o da Vila de S. J. de Itaboraí, este também agravado pela libertação dos escravos, o que levou  muitos fazendeiros à falência.

    Um comentário:

    1. Estou vendo aqui a estação ferroviaria de Itaborai ao descaso, antes tinha 3 trens de passageiros p,ra Niteroi, mas, por grande pressão de empresa de onibus, os trens foram retirados, porem digo uma coisa: os passageiros cedem aos onibus se quiserem, pois ninguem dos onibus estah pegando em madeira p,ra arrumar na cabeça dos passageiros p,ra forçar aos onibus.

      ResponderExcluir